A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos.
A combinação desses três componentes acabam causando os tão conhecidos furinhos na região do glúteo e coxas, além de contribuir para uma maior inflamação do organismo. A celulite não é considerada uma doença, mas é uma preocupação estética importante para um grande número de mulheres.
A celulite ocorre mais em pessoas obesas ou com sobrepeso, porém também pode surgir em pessoas magras. Quanto menor for a elasticidade do tecido subcutâneo, menor é a quantidade de gordura que precisa se acumular para causar as ondulações. O acúmulo de líquidos e o modo com que a gordura se distribui no tecido também influenciam no aparecimento destas irregularidades.
A celulite surge mais frequentemente em regiões que acumulam gordura com facilidade.
Embora muitas pessoas acreditem que apenas a má alimentação seja o suficiente para causar o problema, a celulite pode ser desencadeada por vários outros motivos que afetam tanto o acúmulo de líquido, como de toxinas e estocagem de gordura. Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite. O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular.
Subcisão ou cirurgia subcutânea sem incisão é um método consagrado, trata-se de uma cirurgia simples e segura, minimamente invasiva, realizada com uma agulha especial que descola o tecido profundo “grudado”, liberando a tração que ela exerce sobre a pele. Após o procedimento inicia-se uma estimulação e a formação de um novo tecido, que vai atuar preenchendo o local tratado e redistribuindo a gordura, as forças de tração e tensão.
Age na camada da pele promovendo micropontos de coagulação que fazem com que a regeneração da pele estimule o colágeno. A energia é concentrada em pontos específicos, o que torna o tratamento mais efetivo. Reorganiza as fibras de colágeno e elastina melhorando o aspecto da pele, destruindo as células de gordura, diminuindo a celulite.
Com a energia térmica focalizada, o aparelho promove uma movimentação das fibras de colágeno, que faz com que elas sejam restruturadas e os fibroblastos produzam novas fibras de colágeno. Utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.
Pouco invasivos e com ótimos resultados, os bioestimuladores de colágeno são componentes que, quando injetados profundamente na pele, provocam uma reação inflamatória e, consequentemente, estimulam a síntese de colágeno novo, tratando diversas queixas relacionadas à beleza e à textura da cutânea. São substâncias injetáveis que estimulam a produção de colágeno, auxiliando na textura da pele e celulite.
O tratamento utiliza a mais moderna tecnologia de ondas acústicas, sendo que a “pistola” responsável pela geração das ondas de calor, quebra os septos fibrosos, removendo o aspecto de “casca de laranja” causado pela celulite e devolvendo a elasticidade do local tratado. Ao estimular a microcirculação, a produção de colágeno e a regeneração dos tecidos, o tratamento da celulite com X-Wave reduz e pode até eliminar as celulites em poucas sessões, indolores e não invasivas.