splendore

Chocolate causa acne?

Sabemos que o açúcar e a gordura consumidos em excesso podem influenciar na saúde e beleza e aumentar a oleosidade da pele. Você conhece o efeito do chocolate na pele?

Chocolate causa acne por si só é um mito. No entanto, por ter um alto índice glicêmico (quantidade elevada de açúcar), o efeito do chocolate na pele é o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que, consequentemente, pode potencializar o surgimento de espinhas e acne. Essa pode ser uma das razões do porque chocolate dá espinha.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), não é só o chocolate que causa acne. Quando consumimos doces, alimentos gordurosos e derivados de leite, a oleosidade da pele aumenta, agravando a predisposição das pessoas com pele acneica. Além disso, a glicose chega ao sangue mais rapidamente, estimulando um pico de insulina que leva o açúcar para a célula aceleradamente.

A notícia boa é que o chocolate possui muitos benefícios. Os riscos para a saúde estão nas suas variações mais gordurosas como os ovos de páscoa, trufas e caixas de bombom, por exemplo, e em seu consumo excessivo. Porém, ao comer chocolates meio amargo e amargo (tipos com maior concentração de cacau) em pequenas quantidades, ficamos com mais energia, a circulação sanguínea melhora e temos a sensação de bem-estar devido a liberação da serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade.

O cacau, principal ingrediente do chocolate, é rico em antioxidantes naturais e flavonóides. Quando consumido de maneira consciente, promove muitos benefícios à saúde, além de gerar uma sensação de bem-estar, por causa da liberação da serotonina – popularmente conhecida como hormônio da felicidade. 

Confira algumas das principais vantagens do fruto do cacaueiro para o organismo:

  • Benefícios para a pele: por ser composto por antioxidantes, o cacau auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento cutâneo;
  • Para o cabelo: a manteiga do cacau possui propriedades que deixam os fios mais nutridos, melhora o frizz e o brilho;
  • Benefícios para a saúde mental: por liberar endorfinas, o cacau dá a sensação de relaxamento e alívio do estresse. É um alimento que contribui para elevar a disposição mental;
  • Para o corpo: o cacau melhora a circulação sanguínea, sendo capaz de diminuir a pressão arterial. Suas propriedades também ajudam a regular o intestino, prevenir a anemia e a trombose. 
splendore

Responsável Técnico

Suyan Vasconcelos  CRM 3181

Clique aqui!
1
Entre em contato conosco!
Olá, como podemos te ajudar?
Entre em contato conosco!