1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

imagem do poste do blog

Chocolate causa espinhas? Entenda de uma vez por todas

Chocolate e espinhas sempre estiveram ligadinhas, né? Isso pelo fato de serem vistas como uma sendo consequência da outra. Mesmo com os cuidados diários com a pele para evitar a acne, basta comer aquele docinho que já começa a aparecer as indesejadas espinhas… Mas será mesmo que o grande causador disso é o chocolate?  Vamos explicar tudo! 

Em época de Páscoa, por exemplo, é bem comum saborearmos aquele chocolate delicioso que Uhnnnn… só de lembrar dá água na boca. Mas aí você percebe que precisa evitar o surgimento de acnes e acredita que ao consumir o chocolate, o seu objetivo está indo “ladeira abaixo”. Você já parou pra pensar que, neste caso, o grande culpado não seja o chocolate, mas sim os seus hábitos de consumo? 

Pois é… Já adiantamos que o chocolate pode sim causar espinhas. Exatamente. A crença de que ele pode ser um causador de acnes não é mito.  Mas temos um real motivo disso ocorrer; e ele está logo abaixo. Confira:  

 

O porquê de o chocolate causar espinhas 

 

Vamos lá. O principal motivo para o chocolate ocasionar as temidas acnes é o seu consumo em excesso.  Isso, pelo fato deste produto ser rico em açúcar e leite, dois alimentos que favorecem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, levando ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento da acne. 

O açúcar, especialmente do tipo refinado, é um dos alimentos que causam acne porque favorecem as inflamações. Como a espinha é uma inflamação, quem tem pele oleosa é mais propenso a essa situação. 

Sabemos que a sensação de experimentar chocolate ou outras guloseimas é maravilhosa, mas especialistas da área da Dermatologia e Nutrição destacam que é necessária uma moderação no consumo destes alimentos que contenham açúcar ou que elevam muito o índice glicêmico de uma forma rápida no sangue, pois esses fatores estão relacionados ao surgimento das acnes. 

 

Tratamentos para a acne

 

É importante primeiro você entender que nada de receitinhas caseiras com promessas milagrosas para o tratamento das acnes, ok? Cada caso é um caso e precisa ser avaliado por um profissional especializado, a exemplo da dermatologista. Ela indicará o melhor procedimento, levando em consideração o grau do problema, idade e tipo de pele, por exemplo.

Alguns tratamentos indicados para a acne , na área de  Estética e Saúde são os procedimentos como limpeza de pele, Fototerapia com Hygialux, peeling químico, Lasers e protocolo SkinCeuticals. Isolados ou em conjunto com outros procedimentos, dão excelentes resultados no tratamento da acne.

 

Agora que já sabe que depende de você para tornar sua pele mais saudável com os devidos cuidados, evitando as temidas espinhas, pode aproveitar aquele chocolate que está desejando há dias, mas de forma moderada, sem exageros. 

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando por aqui e pelo nosso Instagram. Amamos te ver sempre bela e cuidada… Até a próxima!