1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

imagem do poste do blog

Combatendo o envelhecimento precoce

O envelhecimento da pele é inevitável, mas a exposição contínua a radiação solar, estresse, tabagismo e má alimentação, agravam as rugas, a perda de firmeza, elasticidade e luminosidade e no aparecimento de manchas na pele, “acelerando” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

 

O primeiros sinais que aparecem são as rugas finas de expressão bem perto dos olhos, os famosos “pés de galinhas”, depois surgem as marcas relacionadas à perda de volume e densidade da pele – conhecido como ‘bigode chinês’, a perda de contorno da face –  devido a produção cada vez menor da fibra de colágeno –  além das manchas, que também são relacionadas ao envelhecimento.

Para amenizar os efeitos do tempo, é fundamental o uso diário de filtro solar, limpar, tonificar e hidratar a pele. Sempre utilizando os produtos corretos. Além disso, há vários procedimentos que podem ser feitos de maneira preventiva e corretiva.

Para envelhecer da melhor maneira possível, agir preventivamente vai trazer benefícios e melhores resultados em qualquer tratamento dermatológico que você venha a fazer. Cada vez mais, pacientes têm buscado procedimentos estéticos menos invasivos, e que proporcionam efeitos mais naturais. Para esse fim, os bioestimuladores de colágeno, os preenchimentos, e os lasers, por exemplo, são perfeitos!

É importante ressaltar que os cuidados com a pele precisam começar desde cedo, com o acompanhamento de um médico dermatologista, e que o hábitos de cuidados com a pele devem ser mantidos em qualquer idade para o envelhecimento precoce da pele não ocorra.

 

5 atitudes que devemos adotar para prevenir o envelhecimento precoce

1) Se proteger da radiação solar: aplicar e reaplicar o filtro solar, ao longo do dia – mesmo em dias nublados a radiação do sol atinge a pele –  e usando barreiras físicas, como óculos, chapéus e roupas;

2) Manter-se hidratado: ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente e usar produtos com ativos hidratantes, como a manteiga de karité e a água termal;

3) Adotar uma dieta balanceada: evitar o excesso de gordura e incluir alimentos ricos em ativos antioxidantes em seu cardápio diário;

4) Utilizar antioxidantes: eles vão fornecer substrato para proteger as células do envelhecimento e manter o estímulo ao colágeno;

5) Fazer procedimentos estéticos: preenchimento e lasers, que tratam as linhas de expressão, repõem as perdas volumétricas de sustentação da face, clareiam manchas, além de melhorar muito a qualidade da pele.

 

A maneira como você vai envelhecer é uma escolha. Mude seus hábitos, visite seu dermatologista e tenha uma pele bonita e bem cuidada em todas as idades!