1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

imagem do poste do blog

Como tratar a calvície feminina?

, , ,

A calvície (ou alopecia androgenética) não é uma patologia capilar exclusiva do sexo masculino, ao contrário do que muitos pensam.

Apesar de sofrerem menos os efeitos da calvície, as mulheres também podem desenvolvê-la. Nem toda queda de cabelo pode levar à calvície feminina, mas, em alguns casos, é preciso prestar atenção aos sintomas e procurar logo a dermatologista.

 

Principais causas da calvície feminina

Nosso cabelo segue um ciclo natural de crescimento, estabilização e queda, conhecido como ciclo capilar, que compreende três fases: anágena, catágena e telógena. E é importante entender esse ciclo para poder identificar quando se trata de uma queda natural e quando é algo com o que devemos nos preocupar.

A principal causa queda de cabelos em mulheres é chamada de eflúvio telógeno agudo, que é um tipo de perda de cabelos transitória, que ocorre de dois a três meses após um fator estressor de causa física, como emocional. Pode durar entre dois e quatro meses e observamos, principalmente, o aumento do bolo de cabelos que cai no chuveiro ou que fica na escova.

O eflúvio telógeno pode ocorrer após uma cirurgia, doenças, a exemplo do coronavírus, pelo uso de medicamentos, interrupção da pílula anticoncepciconal, por dietas emagrecedoras muito restritivas e também após o parto. É importante lembrar que esse tipo de queda melhora sozinha, não gera calvície e o cabelo volta a crescer se não tiver nenhuma doença associada. Caso continue após esse período é preciso investigar outras causas. E investir em tratamentos que parem o processo de queda e estimulem o crescimento de novos fios.

alopecia androgenética é a forma mais comum, tanto em homens como em mulheres. É geneticamente determinada e só se torna aparente em torno dos 40, 50 anos. Nesse caso, os fios vão ficando progressivamente mais finos e ralos, o couro cabeludo mais aparente com alargamento da risca branca do cabelo

Outra causa de calvície feminina é a alopecia senil, um tipo de queda de cabelo lenta e progressiva que ocorre com a idade. Existe afinamento difuso dos fios, que surge, em geral, após os 50 anos.

 

Como tratar a calvície feminina

A medicina dermatológica, especialmente a área da terapia capilar, oferece uma gama de tratamentos, medicamentos e procedimentos para tratar e retardar a calvície feminina. Listamos alguns abaixo: 

 

Tricoscopia

Este não é um tratamento, mas um exame essencial para a avaliação dos fios e do couro cabeludo.

É realizado com o auxílio de um videodermatoscópio, um aparelho que permite o diagnóstico e a observação dos locais mais comprometidos pela calvície. Além disso, a tricoscopia também pode ser feita durante o tratamento, para medir resultados e acompanhar o processo.

 

Laser 

Aqui na Splendore contamos com duas tecnologia de laser para complementar o tratamento capilar, o Laser Fotona e o Laser Gosmooth

A terapia a laser é considerada segura, rápida e eficaz no tratamento das patologias capilares. Ela funciona de forma a estimular os fios a entrarem mais precocemente na fase anágena, que é a fase de crescimento dos fios, gerando um aumento no volume de cabelo presente no couro cabeludo e melhora na firmeza.

Nesse procedimento, o bulbo capilar também é estimulado para que seja nutrido. Dessa forma, fortalecendo e favorecendo a saúde dos fios.

 

MMP Capilar

Este procedimento clínico age diretamente no aumento da vasodilatação e produção celular. 

Para sua realização, são utilizadas minúsculas agulhas, que provocam mínimos furinhos no  couro cabeludo. Como resultado, isso estimula a vasodilatação e a circulação de nutrientes na região.

Esse procedimento também é útil para promover a infusão de medicamentos e substâncias no couro cabeludo, a fim de estimular o crescimento de novos fios.

 

Intradermoterapia capilar

O método consiste na aplicação de medicamentos e substâncias diretamente no couro cabeludo.

O principal objetivo é a melhora na circulação sanguínea local e uma maior absorção dos medicamentos e, consequentes, trazendo melhores resultados do que quando medicações são apenas aplicadas externamente sobre o couro cabeludo.

 

 

A Clínica Splendore é conta com um Centro Capilar especializado na saúde capilar e do couro cabeludo. Buscamos sempre oferecer aos nossos pacientes o que há de mais moderno e efetivo em termos de recursos e tratamentos para os problemas com o cabelo.

Agende sua avaliação gratuita com nossa terapeuta capilar!