1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

É possível tratar varizes sem passar pela cirurgia

, , ,

O futuro do varizes chegou a Aracaju e é uma exclusividade Splendore. Apresentamos o CLaCS, uma técnica que combina a ação do laser, aplicações, anestesia tópica através de ar gelado e scanner de realidade aumentada para o tratamento de varizes. Através dele é possível evitar a cirurgia em mais de 80% dos casos, além de não ter a necessidade do paciente se afastar da sua rotina e ser muito menos dolorido e invasivo. 

 

 

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de calibre aumentado, que podem aparecer em diversas regiões do corpo. O mais comum é ocorrerem nos membros inferiores. Consideradas por muitos apenas um problema estético, na verdade, elas indicam que algo não vai bem na circulação do sangue venoso pelo organismo, pois são estão bombeando de forma correta a sangue de volta para o coração. 

 

Existem diversos fatores que colaboram para o surgimento de varizes. Alguns deles não temos como controlar, no entanto, há aspectos em que podemos influenciar trabalhando para previnir da melhor forma. Saiba quais são:

  • Predisposição genética: Pessoas com história familiar da doença.

  • Idade: À medida que as pessoas envelhecem, as veias vão perdendo a elasticidade e o sistema de válvulas enfraquece como um todo.

  •  Sexo: As mulheres estão mais sujeitas a desenvolver varizes, em função de fatores biológicos;

  • Sedentarismo: A atividade física é fundamental, praticar exercícios estimula o sistema circulatório;

  • Imobilidade: Quando obrigados a permanecer muito tempo na mesma posição, o uso de meias de compressão, praticar movimentos com pernas e pés e pequenas caminhadas são uma ótima alternativa;

  • Obesidade: Alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são medidas fundamentais para diminuir o risco que o excesso de peso representa;

  • Tabagismo: Largar o cigarro é uma medida de que não só as pernas, mas todo o organismo, se beneficia;

  • Salto alto: É um tema controverso. Alguns estudiosos do assunto garantem que não oferecem risco maior, outros afirmam que podem causar  sobrecarga no sistema circulatório.

 

No surgimento de “vasos ou veias saltadas” nas pernas, a procura pelo cirurgião vascular é importante para orientar e tomar medidas preventivas e curativas

 

Como o tratamento CLaCS funciona?

A energia emitida pela luz do laser destrói a parede do vaso doente sem danificar a pele. Em seguida, é feito a aplicação, finalizando o processo de oclusão das varizes. Durante a aplicação do laser, é utilizado um aparelho que resfria a pele e evita lesões na pele em decorrência do aquecimento e gerando alívio do desconforto pelo efeito da analgesia térmica. 

 

O CLaCS é feito em sessões e quase sempre é possível perceber os resultados já após a primeira sessão. Não há um número exato de sessões, cada caso é único e varia de paciente para paciente. São considerados muitos fatores para a indicação de sessões como: quantidade de vasos nas pernas, expectativa de melhora, resposta individual ao tratamento, tolerância à dor…

 

As vantagens do tratamento incluem: 

  • Pode substituir a cirurgia convencional em mais de 80% dos casos*
  • Não é necessário repouso pós procedimento
  • Menos sessões para eliminar os vasinhos
  • Reduz a dor
  • Sem limitação de atividade física 

 

O importante é que a avaliação do tratamento e a quantidade de sessões seja feita pelo cirurgião vascular, por isso, pensando no melhor para o seus pacientes, a Clínica Splendore investiu em um centro vascular próprio, que conta com equipamentos de última geração. Assim, caso não haja contraindicação, é possível realizar o tratamento no mesmo dia da consulta. 

 Agende sua consulta com nosso cirurgião vascular e prepare-se para o verão!

 

 

 

*Fonte: https://varizes.com.br/clacs/