Melasma: saiba tudo sobre essa mancha de pele!

, , , , ,

O melasma é uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, podendo ocorrer em outros locais. Embora não haja causa definida, essa condição geralmente está associada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, além disso, pode se agravar quando exposto constantemente ao sol. A predisposição genética também pode influenciar no aparecimento…

As manchas de coloração amarronzada acabam incomodando a aparência de quem deseja uma pele uniforme e bem iluminada, podendo causar verdadeiros problemas em nossa autoestima.

O melasma não tem cura, mas tem tratamento! Porém, o diagnóstico só pode ser feito pelo dermatologista. Por causa da sua dificuldade de tratamento há diversos mitos que cercam o problema. Hoje nós vamos desmitifica-los para você!

Mitos e Verdades sobre o melasma

1- Melasma é mancha da gravidez
MITO

Aparece com frequência na gravidez. No entanto não é uma doença exclusiva da gravidez pois surge outros fatores também atuam na aparecimento do melasma.

2- O melasma não tem cura
VERDADE

O tratamento do melasma com proteção adequada da pele e combinação de substâncias tópicas, sistêmicas e procedimentos como peelings e laser, podem melhorar o melasma e deixa-lo sob controle.

3- Se não tomar sol não precisa usar protetor solar para o melasma.
MITO

Sim, no caso de ser portadora do melasma é necessário usar filtro solar constantemente, mesmo que não esteja indo tomar sol na praia ou no clube. Qualquer luz e calor provocam o melasma, mesmo que essa luz seja da janela ou do dia a dia.

4- Laser provoca o melasma
MITO

A combinação de pulso rápido e energia baixa do laser libera pouco calor na pele, eliminando a mancha sem causar efeito rebote.

O médico dermatologista e o paciente com melasma precisam ter um relacionamento comprometido para juntos planejarem o melhor tratamento para essa mancha tão comprometedora.