1. Clínica
  2. Tratamentos
  3. Equipe
  4. Tecnologia
  5. Blog
  6. Marque sua consulta
Marque sua consulta

Blog

imagem do poste do blog

Olheiras: causas e tratamentos

,

As olheiras podem ter diferentes características: serem amarronzadas, arroxeadas, profundas, acompanhadas ou não de inchaço e formação de bolsas.  Neste artigo, vamos te explicar todos os tipos, causas e principais tratamentos. Vamos adiante? 

 

Tipos de Olheiras

 

OLHEIRAS PROFUNDAS

Primeiro começaremos falando sobre o que é a famosa olheira profunda. É aquela causada por fatores genéticos e pelo formato ósseo do rosto, em que a localização periocular se encontra mais “funda” do que as áreas ao redor, levando a um efeito de escurecimento por conta da sombra provocada por essa anatomia. Em resumo, à medida que a cavidade é mais funda, acaba tendo um sombreamento na região.

 

Quais as principais causas?

 

Normalmente, podemos elencar 3 principais motivos que ocasionam as olheiras profundas. São eles:

– Origem genética: herança de determinadas características físicas de outras gerações familiares; 

– Emagrecimento: ao emagrecer, é natural que se perca gordura na face. Essa perda pode ficar visível entre a pálpebra e a bochecha;

– Envelhecimento: o tecido subcutâneo, em decorrência do envelhecimento, vai sendo absorvido e naturalmente surge um degrau entre a pálpebra e a bochecha. De uma forma mais direta, as bolsas de gordura aparecem devido ao envelhecimento da área, que deixa uma flacidez no músculo.

 

Tratamentos

É importante que você saiba que antes de propor qualquer tratamento para amenizar ou acabar com a olheira, o (a) dermatologista precisa identificar a causa principal de acordo com a situação de cada paciente. Por meio da avaliação individual, o tratamento mais adequado será indicado. 

Aqui, trazemos alguns tratamentos que possam ser eficazes para a resolução das olheiras profundas. Para olheiras profundas o único tratamento existente é o preenchimento

 

Preenchimentos com ácido hialurônico:

O preenchimento com ácido hialurônico nas olheiras profundas é feito através da aplicação injetável da substância na região a ser tratada. É importante frisar que o preenchimento com ácido hialurônico não é permanente. O resultado da aplicação dura, em média, de 12 a 24 meses – dependendo do paciente e do profissional que realizou a técnica. Mas é possível fazer a manutenção do procedimento sempre que houver necessidade.

 

 

OLHEIRA PIGMENTAR

Essa é uma das mais comuns e é causada pelo excesso de depósito de melanina na pele, e geralmente apresenta uma cor mais amarronzada. A causa dessa hiperpigmentação costuma estar associada a peles morenas e negras, principalmente, de algumas etnias específicas, como árabes, turcos ou indianos. Esse excesso de pigmentação, porém, também pode ser residual, como por exemplo, ligado a algum processo inflamatório, como rinite.

 

Tratamentos

Há muitos tratamentos para quem quer amenizar suas olheiras, que vão de agentes clareadores à lasers, por isso, se as suas te incomodam, procure um dermatologista, já que para cada tipo de olheira há um tratamento específico.

 

Cremes clareadores:

Em casos mais leves,  os cremes clareadores podem auxiliar na melhora gradativa das manchas das olheiras. Cremes que possuem ingredientes como ácido retinóico ou despigmentantes poderão ser tipos indicados pelo(a) dermatologista. 

 

Laser Spectra 

Aqui na Splendore contamos um tratamento personalizado que conta com a ação do laser para clarear essas olheiras. A sessão é rápida, com o mínimo incomodo, sem tempo de recuperação e sem atrapalhar as atividades diárias. O clareamento é gradual e ocorre devido a energia do laser que é absorvida  pelos melanócitos (células que produzem o pigmento melanina), fragmentados pelo laser e então reabsorvidos pelo organismo. A quantidade de sessões varia, podendo combinar tratamentos para um clareamento ainda melhor.

 

 

OLHEIRA VASCULAR

Essa é a tão conhecida “olheira de cansaço”, causada pelo aumento da vascularização ou congestão dos vasos sanguíneos na região dos olhos, que também podem causar inchaço. A coloração, em geral, tem tons azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo.

 

Tratamentos

As olheiras de origem vascular podem ser amenizadas com tratamentos à base de laser Nd-Yag. A avaliação individual de cada paciente deve ser feita pelo dermatologista para que o tratamento mais adequado seja indicado.

 

Laser Fotona

A energia do laser é absorvida pelo sangue na veia, convertida em calor, e as paredes das veias são subsequentemente destruídas. Em comparação com outros comprimentos de onda, que afetam principalmente as camadas superficiais de uma lesão, a luz Nd: YAG também tem como alvo o sistema de alimentação vascular subjacente, o que é importante para garantir a eficácia a longo prazo do tratamento.

 

OLHEIRAS MISTAS

Ela é bastante comum e acontece quando há uma soma de um ou mais tipos. Os subtipos são conhecidos como vasculares pigmentados, estruturais pigmentados, estruturais vasculares, além da possibilidade de ser uma combinação dos três.

 

Tratamentos

Nesse caso, é preciso combinar os tratamentos para cada tipo que a pessoa apresenta. É fundamental passar pelo dermatologista para ele avaliar e definir o melhor tratamento para você

 

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando por aqui. Aproveite para nos seguir também pelo Instagram. Você sempre bela e a gente sempre feliz por ter você por aqui. Até a próxima!