PMMA é uma substância plástica usada em preenchimentos que alteram algumas formas do corpo, procedimento chamado por alguns profissionais de bioplastia.
Não é de hoje que o PMMA (polimetilmetacrilato) carrega má fama, mas a substância continua causando complicações graves. Os problemas com PMMA estão relacionados, principalmente, com o fato de o produto ser permanente. Ou seja, por ele não ser absorvido pelo corpo, pode causar deformações, inflamações e até a morte.
Independente da quantidade aplicada, podem ocorrer reações inflamatórias crônicas, dor crônica, infecções, formação de nódulos, enrijecimento da região, rejeição do organismo e até necrose do tecido. Mas o risco aumenta conforme a quantidade aplicada. Quando aplicado em grandes volumes, também, o PMMA pode se espalhar para outras regiões do corpo. Ainda existe o aspecto de que o produto é injetado em camadas profundas da pele e sua remoção total é muito difícil e complicada, o que o torna um implante definitivo.
Existem procedimentos que funcionam muito bem para evitar o uso do metacrilato preenchimento. Como o Ácido Hialurônico, totalmente indicado como solução para as rugas do rosto, pode ser usado no queixo, maçã do rosto, lábios, nariz.
A busca pelo corpo perfeito e por um padrão de beleza não pode ser realizada a qualquer preço. A vida e a saúde devem ser sempre prioridades.