Rugas são os sinais naturais de envelhecimento facial. Mesmo com cuidados constantes não é possível preni-las totalmente. As rugas dinâmicas ocorrem quando fazemos movimentos com a face, como sorrir, franzir a testa, ficar com raiva. Esses movimentos involuntários dos músculos afetam a pele e só aparecem com o movimento facial, não quando a expressão facial é neutra.
Como consequência destas contrações surgem rugas em locais como testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha, código de barras, queixo e nariz, que são visíveis somente com o rosto em movimento. Essa alteração geralmente surge na idade entre 30 e 40 anos.
O tratamento ideal é a aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, nessa fase de envelhecimento, é possível fazer uma prevenção efetiva para as rugas profundas. Além do preenchimento com ácido hialurônico que auxilia muito em algumas regiões nas quais a toxina não é aplicada ou a que não resolve tão bem.
No caso das linhas finas, um tratamento com Skinbooster, que proporciona uma hidratação profunda e recupera o viço e a elasticidade da pele, pode ser suficiente. Além de ser possível usar essas substâncias de forma isolada, também há a possibilidade de combinar injetáveis e tecnologias para proporcionar uma ação ainda mais eficiente.
Apesar de ser inevitável o aparecimento das rugas, existem alguns cuidados que podem ser tomados para sua prevenção.